


11 3465-3498 / 99815-5786
O estágio compreende desde ações educativas, fundamentos, cuidados e o planejamento na execução dos procedimentos e assistência prestada ao paciente.
No Brasil, os estágios estão baseados na lei nº 11788, de 25 de novembro de 2008 e devem proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares.
Aos alunos no desempenho de suas ações em período de estágio, é orientado que deve-se observar o paciente como o todo, desde o psíquico ao físico, que os cuidados sejam baseados de forma coerentes e especificas, sem causar danos e prejuízos ao paciente ou a Instituição.
Vários fatores contribuem a favor do cuidado, tais como:
-
Infra estrutura do campo concedente de estágio,
-
Aceitação por parte da equipe receptora,
-
Recursos materiais (como insumos e equipamentos),
-
Oportunidade e facilitação dos procedimentos de rotina diários.
Para que os procedimentos ocorram de forma segura ao paciente e ao aluno, sempre existirá um supervisor do campo de estágio que facilitará o processo de preparo, a aplicabilidade da técnica, e a observação pós procedimento, descarte e organização da unidade.
O Papel da Instituição JNF em campo de estágio
O principal objetivo da Instituição de Ensino é formar um aluno critico de suas ações práticas, reflexivo do cuidar e habilidoso no proceder.
Disponibilizar ao aluno o apoio do supervisor de estágio para resolução de dúvidas, conflitos e problemáticas que possam ocorrer;
Oportunizar a equipe de estágio um ambiente de colaboratividade, compromisso, reciprocidade e compartilhamento;
Sendo assim teremos profissionais qualificados e capacitados, preocupados com suas competências e contextualizados com sua eficiência para a prática profissional.
